Gravando e Evoluindo minha Equitação

0

Gravando e Evoluindo minha Equitação

O olho humano é lento e, além disso, geralmente transmite apenas os dados que o cérebro pensa que quer ver. Não pode resolver os detalhes do movimento rápido, como o movimento de um cavalo e cavaleiro.

Você já viu uma pintura de um cavalo do século 18? Zizou era frequentemente retratado com as pernas dianteiras e traseiras totalmente estendidas ao mesmo tempo. As pessoas acreditavam que era uma marcha correta, porque isso era o que eles pensavam que viam, e todas essas pinturas reforçaram sua falsa crença. Então, em1876 quando Eadweard Muybridge capturou os primeiros tiros em movimento de um cavalo de corrida de que o debate da marcha foi resolvido. Que apenas três segundos de filme mudaram a forma como treinadores de cavalos e proprietários entenderam a seqüência das pernas de um cavalo em movimento.

A tecnologia continuou a mudar os esportes equestres em muitos aspectos desde então. Hoje, as câmeras com capacidades de vídeo são tão onipresentes em um show de cavalos como cabos de ligação. Podemos capturar qualquer coisa, tudo e, às vezes, muito. Ainda assim, ferramentas como telefones inteligentes e iPads podem fazer mais do que apenas fazer o seu mais recente passeio em toda a mídia social. Eles podem realmente transformar suas sessões de treinamento e torná-las mais efetivas a longo prazo.

Enquanto a avaliação de vídeo no próximo dia do grande jogo é a norma em esportes como futebol, basquete e beisebol, é menos comum e certamente menos falado em esportes equestres. Mas não se engane, está lá, e pode ser apenas a arma secreta do cavaleiro que mantém você afastado nas posições finais.

Treino e Competição High Tech

Os métodos de feedback são cada vez mais utilizados em muitos esportes para aprender novas habilidades ou melhorar o desempenho. A pesquisa mostra que quanto mais objetiva e quantitativa o feedback, mais poderoso ele é. Assistir ao vídeo pode atender a essas necessidades, e discutir isso com um treinador, um colega ou um membro da família pode contribuir com o componente qualitativo necessário para atingir seus objetivos.

O feedback das aulas, sessões de treino ou competições tem seu lugar no processo de treinamento de alta tecnologia. Análise de vídeo de equitação com instruções de treinador pode ajudar cavaleiros e amazonas a entender os fundamentos básicos de um movimento específico. Também evita as armadilhas da observação subjetiva – simplesmente vendo o que pensamos que queremos ver. Alguns treinadores estão usando sessões de revisão de vídeo para treinar cavaleiros sobre como abordar várias situações. Quando vistos, lado a lado, eles podem apontar boas técnicas, identificar pontos fracos, avaliar habilidades e avaliar a posição do corpo. É uma ótima oportunidade para apontar especificamente onde se encontra uma mão, como um calcanhar está sendo colocado e como o cavalo está reagindo à situação.

Dando um passo adiante, a reprodução de um vídeo em câmera lenta facilita a análise detalhada das técnicas de um cavaleiro, quadro a quadro. Pode até ser usado para avaliar a biomecânica do cavalo. Pequenos ajustes da posição do cavaleiro, corte de cascos, sapatos, selas, almofadas e até circunferências podem ajudar a melhorar o movimento do cavalo ou apoiar as articulações do cavalo para evitar lesões. Revisar o vídeo de uma competição é imensamente útil para identificar onde os problemas estão ocorrendo nesse ambiente. Ver ao passo ajuda a avaliar a atitude mental e o foco de um cavaleiro. Quando um passeio é ótimo, ele pode servir para motivar e lembrar os cavaleiros e amazonas de todas as coisas que estão fazendo direito.

Essa visão Hight Tech depende de cada coach. Meu coach Pedro Teixeira tem o costume de gravar todos os videos de seus cavaleiros e amazonas, após o treino, a primeira coisa que ele faz é sentar e assistir cada vídeo compartilhando com seus alunos detalhes relevantes.

Sempre que gravar um video deixe-o guardado para que possa ser vizualizado outras vezes e para comparar sua evolução. A revisão e análises imediatas com o seu treinador é a forma mais valiosa de avaliar o desempenho e planejar o treinamento futuro. “O ideial mesmo é você fazer a revisão logo após o treino, enquanto a memória muscular ainda está fresca e você tem consciência cinestésica para construir. Você será capaz de lembrar como você estava se sentindo no momento e como seu cavalo estava reagindo. “Estudos de esportes em equipe suportam um regime de prática ou desempenho, seguido de análise de vídeo imediata e, em seguida, um retorno à prática como o método mais efetivo De integrar o que foi aprendido. Ao retornar à arena logo após o feedback do vídeo, o cavaleiro pode trabalhar nos exercícios descritos pelo treinador para melhorar os pontos difíceis.

Há uma série de aplicativos de treinamento para smartphones e iPads que oferecem recursos adicionais para reprodução de vídeo. Eles facilitam a análise de vídeo imediata e precisa com a câmera lenta e comparação lado a lado, juntamente com assessores organizacionais. Alguns até permitem ao usuário desenhar sobre as imagens, permitindo que o treinador destaque posições e ângulos do corpo. Muitos têm recursos de texto e áudio, facilitando a adição de notas ou comentários. É uma ótima maneira de manter seu treinador calibrado quanto aos seus treinos.

Além de ver melhorias em habilidades físicas, assistir a vídeos com seu treinador tem outros benefícios. “Você pode desenvolver habilidades de comunicação e desenvolver um entendimento comum. Às vezes, os treinadores não estão tão claros com o que eles estão dizendo, ou você não está conseguindo entender. Quando você está revisando o vídeo em conjunto, ele permite que você pergunte algo como “quando você diz” faça isso com sua mão “, você quer dizer aqui?” Imediatamente, um treinador pode esclarecer o que quer dizer “.

Fique 100% Focado

As gravações do dia de treino ou competição são amplamente utilizadas em muitos esportes individuais e de equipe para examinar o aspecto mental da competição;treino, como atitude, compromisso, reação a erros e foco. Existem coachs que podem trabalhar com clientes via telefone ou Skype, enquanto esse coach e o cliente assistem simultaneamente o vídeo em seus computadores para rever o desempenho passo a passo. Podendo ter o cliente descrevendo o que estava acontecendo, o que eles estavam sentindo e como eles reagiram às situações. Reconhecer e gerenciar o componente emocional das ações ou reações é importante para aumentar os níveis de desempenho. Tensão e atitude podem ser vistas na linguagem corporal e nas expressões faciais. O cavalo muitas vezes reage a essa atitude através da linguagem corporal e do movimento. Tudo o que é capturado no vídeo. Ao discutir isso juntos, eles podem encontrar uma melhor abordagem para lidar com cenários semelhantes para que o cavaleiro possa permanecer focado e positivo. Seu treinador pode também usar o diálogo da revisão de vídeo para aprimorar as habilidades de sua atenção. Estar totalmente presente, focado e consciente de tudo é a base para dominar a parte mental de uma competição ou treino.

Revisando o vídeo de desempenhos bem-sucedidos é um estudo para saber como seu fator motivacional pode aumentar sua confiança. É particularmente eficaz quando o vídeo inclui a prática

e imagens de exibição. Ver para crer. Ver o que foi realizado é uma maneira maravilhosa de reconhecer o trabalho árduo e a dedicação que já passou na sua equitação.

Sempre digo: O vídeo é útil para se preparar para uma grande competição. Sugiro manter um ou dois anos de gravação de seus treinos e competição. No início de uma competição é importante, eu uso desses vídeos o cavaleiro ou amazona uma forte confiança e confiança em si mesmo. “Olhar para seus melhores momento e o que te fez ter sucesso: e ver que sempre pode fazer de novo ou melhor. Analisando o vídeo o cavaleiro e amazona chegará a um estado de crença, e você mesmo dizer: Eu fiz isso, posso fazer novamente, posso me ver fazendo isso, e você será bem- sucedido.

Percebi que assistindo aos meus vídeos eu volto para o estado de espírito de entusiamos, fazendo que eu exija de mim mesma mais evoluação. Eu sempre senti que uma competição é um lugar de oportunidade. Ao invés de pensar nisso como uma prova ou entrar coma questão: “posso fazer isso?”, Vejam as competições ou treinos como um lugar onde você pode demonstrar habilidades. Lembre-se de que esta é uma ótima oportunidade para mostrar o que você pode fazer. Replay do vídeo é uma maneira de entrar nessa mentalidade. E com isso, acrescenta que essa atitude ajuda a tirar a pressão e o estresse das provas e nos permite reconhecer quão sortudos somos e parceiros com esses incríveis animais.

No mundo inteiro, os atletas de elite dedicam uma boa parte do tempo de treinamento visualizando seu sucesso. De um modo geral, a visualização é o processo de criação de uma imagem mental ou intenção do que você deseja que aconteça. Ver vídeo de performances passadas pode ajudar com a visualização de ajuste fino para uma próxima competição. A técnica tem sido em esportes durante muito tempo. O tênis, Billy Jean King, usou isso na década de 1960. Na véspera das Olimpíadas de Inverno de 1980, pesquisadores soviéticos seguiram o progresso de quatro grupos de atletas com regimes de treinamento que incorporaram diferentes níveis de visualização. Quando as Olimpíadas acabaram, os atletas que ensaiaram mentalmente seu esporte tiveram o maior impacto positivo em seu desempenho. Desde então, a área foi amplamente estudada e a prática de simular mentalmente a concorrência tornou-se cada vez mais sofisticada.

Outros experimentos demonstraram que os atletas que empregam imagens freqüentes apresentaram resultados superiores – e isso só foi visualizado por cinco minutos por dia. Também foi demonstrado que o ensaio mental desencadeia respostas do sistema nervoso autônomo, o que,

por sua vez, aumenta o desempenho atlético. Parece aumentar também a motivação intrínseca. Isso funciona porque você se imagina realizando uma tarefa específica com a forma perfeita.

Muitos cavaleiros profissionais e amadores sérios empregam a visualização para se dar uma vantagem com imagens mentais. Especificamente, os cavaleiros que podem ensaiar mentalmente padrões, sentir as transições e ver a si mesmos e seu cavalo fazendo tudo perfeitamente. Quanto mais detalhada a visualização, melhor ela fica. Tente imaginar os sons, os cheiros, a sensação da sela e as luzes brilhantes da pista. Como isso o vídeo pode te ajudar? Quando vocé esta com seu cavalo, muitas coisas podem acontecer . Como já sabemos que o olho humano é lento, mesmo que você tenha um treinador ou amigo com você, eles não podem detectar tudo o que é necessário para construir a visualização ideal. O vídeo vem resgatar isso. Observar-se passar por uma ótima viagem pode ser a base para a sua visualização. O vídeo pode encaminhá-lo para as vistas ao redor da pista, os sons e lembrá-lo como sentiu essa experiência.

O vídeo e, portanto, as imagens mentais, podem ser observacionais – como você olha do ponto de vista de outro, ou a vista em cima do seu cavalo. Com o advento do vídeo pequeno, montável, como as câmeras GoPro, os pilotos podem gravar vídeos, mãos livres, a partir da perspectiva montada. Imagine os usos disso para uma experiência de visualização completa. Você pode ver-se montando um padrão através de seus próprios olhos …

Graças à análise de vídeo, hoje nos amazonas e cavaleiros podemos ganhar vantagem competitiva, corrigir falhas, maximizar nossos pontos fortes e manter um foco positivo durante uma competição ou treino. Quer trabalhar com o seu treinador ou com um treinador de habilidades mentais, é uma ótima ferramenta para adicionar no seu dia-a-dia como atleta equestre. Quando a margem entre o campeão e o resto é frustrantemente limitada, talvez seja hora de gravar, reproduzir e ver onde você pode aumentar seu desempenho. Dedico esse post ao meu coach Pedro Teixeira que tem essa atitude em cada treino e competições e grandes colaboradores como Nina Cavalcanti que também registar muitos momentos dos meus treinos.

Ju Chaad é atleta de Hipismo a 5 anos e idealizadora do Projeto e Portal Pratique Hipismo, que incentiva a pratica do Hipismo e esportes equestres no Brasil.

www.pratiquehipismo.com

@pratiquehipismo

Email: pratiquehipismo@gmail.com

você pode gostar também

Pular para a barra de ferramentas