Tratamentos Complementares para Mieloencefalite Protozoária Equina

0

A mieloencefalite protozoária equina (EPM) é uma enfermidade neurológica que pode ser fatal, acometendo animais de qualquer raça, sexo e idade. Essa doença causa comprometimento do sistema nervoso central e é provocada pelos protozoários Sarcocystis neurona (S. neurona) e Neospora caninun (huguesi).

Os equinos são considerados hospedeiros aberrantes e infectam-se acidentalmente ao ingerir alimentos contaminados com fezes dos gambás, que possuem esporocistos infectantes. O aparecimento dos sinais clínicos pode ocorrer muito tempo após a infecção, e pode variar de acordo com a região cerebral infectada. Os sinais mais comuns são desvio de cabeça, paralisia facial, ataxia assimétrica, atrofia muscular, espasticidade de membros, perda sensorial, perda de peso, paralisia de membros e disfagia.

O diagnóstico consiste do exame minucioso do sistema nervoso e a confirmação pode ser feita através de exames histopatológicos, imunohistoquímica e PCR de liquido cefalorraquidiano.

O tratamento convencional é realizado, normalmente, com antimicrobianos, anti-inflamatórios, vitamina E e ácido fólico. Atualmente, alguns estudos têm comprovado a eficácia nos tratamentos complementares para EPM, como a cinesioterapia e a acupuntura.

A cinesioterapia é uma forma de tratamento pelo movimento. Ele trabalha a parte motora e sensorial, melhorando a força, flexibilidade e amplitude de movimento. Essa terapia pode ser realizada de forma ativa, quando realizada pelo paciente, passiva, quando realizada pelo terapeuta, ou ativo assistido, quando é executada pelo paciente como auxilio do terapeuta.  

São realizadas séries gradativas de exercícios terapêuticos com o animal ao passo, como zigue-zague em cones, transposição de obstáculos no chão, caminhada em diferentes tipos de pisos com aclives e declives (concreto, terra, gramado, pedregulhos), subida e descida de rampa de aproximadamente 40º de angulação e escovação com movimentos de baixo para cima na região labial. Também podem ser feitos alongamentos ativos e passivos na região cervical, lombar e nos membros, sendo aplicada tensão moderada com uma faixa elástica nos alongamentos de cervical.   

Imagens: itarget.com.br/newclients/abraveq2012/?page_id=4263

Acupuntura: A EPM causa a invasão de calor nos músculos, sendo manifestada pela incapacidade de contrair ou por atonia. Ela causa as síndromes Wei que é provocada por deficiencia de Qi (sangue) e são identificadas por atrofia muscular. A acupuntura é definida como a estimulação de pontos determinados para alcançar efeitos terapêuticos. Variadas técnicas podem ser usadas para estimular os pontos específicos, como acupuntura com agulhas, eletro acupuntura e estimulação a laser. O número de tratamentos e sessões de acupuntura dependem da cronicidade e severidade da doença, e o tempo pode variar entre 5 a 30 minutos.

Imagem: escoladocavalo.com.br/2017/01/24/acupuntura-como-tecnica-de-tratamento-em-equinos/

Ainda como tratamento complementar para os casos de EPM, podemos citar a terapia por células tronco, uma terapia recente e que tem demonstrado contribuir para a recuperação dos cavalos. Dessa forma, o médico veterinário poderá avaliar a viabilidade de aplicar alguma dessas novas e promissoras terapias conforme a realidade do caso em que o animal apresenta.

 

Texto por: Rafaela Pimentel, graduanda em Medicina Veterinária, 9° semestre, Universidade Anhembi Morumbi, Santo André- SP

Revisão e Edição: Deivisson Ferreira Aguiar. Médico Veterinário CRMV ES 1569

 

 

 

REFERÊNCIAS:

ANGELI, Ana Paula. Acupuntura aplicada a medicina equina esportiva. Revista Acadêmica Curitiba, [curitiba], v. 5, n. 3, p.325-333, set. 2007.

FERRARI, Paula Cristina Capponi. MIELOENCEFALITE PROTOZOÁRIA EQUINA. 2006. 41 f. TCC (Graduação) – Curso de Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2006.

MIELOENCEFALITE PROTOZOÁRIA EQUINA. 2009. 55 f. TCC (Graduação) – Curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, 2009 . Acesso em: 21 fev. 2017.>. Acesso em: 21 fev. 2017.

http://www.itarget.com.br/newclients/abraveq2012/?page_id=4263

 

você pode gostar também